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10-10-2012

Deputados do PSD insistem na integração de troço da Linha do Vouga na concessão “CP Porto”.


Os Deputados do PSD eleitos por Aveiro insistem na "pertinência" de integrar o troço da Linha do Vouga, que passa nos Concelhos de ...

Os Deputados do PSD eleitos por Aveiro insistem na "pertinência" de integrar o troço da Linha do Vouga, que passa nos Concelhos de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Espinho, na futura concessão “CP Porto”. Numa Pergunta dirigida ao Ministério da Economia e do Emprego, os parlamentares social democratas interrogam a tutela sobre se já se decidiu pela inclusão.

No texto que suporta a pergunta, os Deputados do PSD sustentam a viabilidade da ferrovia em causa, com pressupostos como a electrificação, a alteração da bitola de acordo com a da Linha do Norte, o aumento da velocidade média de circulação, que implica a correcção de algumas curvaturas e a criação de parques de estacionamento preferencialmente gratuitos junto às estações. A convicção dos parlamentares aveirenses é fundada num estudo encomendado pela Junta Metropolitana do Porto à Trenmo - Transportes, Engenharia e Modelação, a operar na área da consultoria de transportes e território, que aponta para a sustentabilidade da Linha do Vouga, “num quadro de disciplina e rigor financeiro, até porque não teria custos para o erário público, pois junta fundos comunitários a capital privado, deixando o risco da exploração para este”.

Os Deputados do PSD têm vindo a defender que a Linha do Vouga no troço entre os Concelhos de Oliveira de Azeméis e Espinho tem “um enorme potencial, já que passa por grandes aglomerados populacionais – como são também São João da Madeira e Santa Maria da Feira – e beneficiou de investimentos recentes”. A sua ligação à Linha do Norte, em Espinho, acompanhada da respectiva electrificação, “constituir-se-ia como uma grande mais-valia para as populações dos concelhos referidos, que ganhariam uma ligação mais directa ao Porto num espaço de tempo mais reduzido”. Esta região ficaria, assim, mais “perto” do Porto, pois deixaria de haver a necessidade de mudar de comboio em Espinho, já que a Linha do Vouga entroncaria na Linha do Norte na zona de Silvalde, daquele Concelho. O referido estudo aponta para a viabilidade da integração da Linha do Vouga na concessão que está a ser preparada, a “CP Porto”, e, consequentemente, no sistema de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP). “A concretizar-se, a medida constituir-se-ia como um instrumento de coesão da AMP, por via da inclusão no sistema intermodal Andante, já criado, que poderia vir a ser o cartão de identidade metropolitana” – lê-se no texto que acompanha a pergunta.


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